Ok

By continuing your visit to this site, you accept the use of cookies. These ensure the smooth running of our services. Learn more.

27-09-2007

Elogio da velhice

3d0aae556fb7eff8b71604ad4567ddf6.jpg

Não nos preparamos para a morte, para a velhice tampouco. Como se, fingindo que não existissem, deixassem de existir de fato. Paradoxalmente, tudo fazemos para adiá-las, porque evitá-las, nem com todos os esforços da ciência humana. Mas por mais que não admitamos que irão se abater também sobre nós, que relutemos a refletir sobre elas, todo o tempo se insinuam, inevitáveis, inexoráveis.
Se ainda jovens, olhamos os velhos num misto de desprezo e comiseração. Os mortos, com assombro e piedade. Uso aqui a palavra velhos porque acredito que as expressões idosos, de terceira ou melhor idade são eufemismos para atenuar o mal estar que a velhice nos provoca, e para disfarçar a incapacidade de lidar com ela desde bem cedo e de nos preparar para sua chegada fatídica. Ao evitar a crueza das palavras, reforçamos o tabu em torno do tema. Sim, pretendemos não ofender e fugir à discriminação, eliminando expressões que ganharam peso pejorativo, mas também varremos a verdade para debaixo do tapete da gentileza.
Afinal, o que será que tanto nos horroriza na velhice? Será seu parentesco e proximidade com a morte? Por que pessoas velhas reclamam tanto de que os jovens se afastam delas e as desprezam? Será apenas porque o tempo transforma os traços do corpo associados à beleza e à juventude? Não creio, por mais que estejamos em um mundo que valoriza demasiado o jovem e belo.
O que noto é que os velhos, não todos, mas grande número, tornam-se carentes, amargos e queixosos, desagradáveis mesmo ao convívio. Olham entre nostálgicos e ressentidos para o passado. “No meu tempo era assim, assado e melhor servido. O mundo não me deu o valor devido. Quando jovem, um portento. Velho agora, cão sarnento”. Em vez de transformar em sabedoria a experiência, viram profetas apocalípticos, com terríveis vaticínios para os jovens.
Assim como a morte não nos promove a santos, a velhice também não nos converte em sábios e bons. Muitos não amadurecem com a idade, antes caminham para o apodrecimento do fruto. Não raro, os velhos desprezados e queixosos de hoje foram os jovens arrogantes e egoístas de antigamente. Viveram avidamente num materialismo desenfreado, indiferentes aos outros e à passagem do tempo, e de repente, aterrorizados, surpreendem-se velhos! Aí, lamentam a má sorte e o abandono. Como na canção All by myself de Frank Sinatra, “when i was young i never needed anyone...”
Não justifico a atitude dos que agem com indiferença e crueldade para com seus velhos. Devemos proteger e cuidar dos que se tornam mais frágeis. Porém, para no futuro não desempenhar o papel de vítimas do tempo, devemos descer do salto de nossa arrogância insensata, nos preparar para envelhecer, nos lembrar de que nossas carnes rijas também vão virar carcaça. Se não quisermos que os jovens se afastem de nós, além de cuidar da bela viola de fora, não deixemos que o dentro vire pão bolorento. Precisamos conservar o frescor, se não da pele, do espírito, que fez da velhice não a decrépita e feia, mas a doce, sábia e serena. Já tive a sorte de conhecer velhos assim, juvenis, e de perceber o quanto o tempo pode nos lapidar, emocional e espiritualmente.

14-09-2007

BLOGAGENS

3bf66e3cc5c30369286d15c19bfd2dfa.jpg

Cortesia com o chapéu dos outros é refresco

Corrija-me, por favor, se eu estiver errada. Li e ouvi por aí nos noticiários:
Os senadores votaram contra a cassação de Renan Calheiros.
Agora, para retirá-lo da presidência, os chamados oposicionistas estão ameaçando o Governo de votar contra a CPMF.
Se suas ameaças não surtirem efeito e Renan se mantiver na presidência do Senado, não pagaremos mais CPMF, mas continuaremos a pagar seu bom salário e por seus casos amorosos.
Se a pressão funcionar e os bons oposicionistas conseguirem fazer com que Renan largue o osso, vamos continuar pagando a contribuição provisória definitiva e continuaremos a ajudar a custear o boa vida do cara, afinal, ele deixará de ser presidente, mas não deixará de ser senador.
Que diabo de lógica é essa?
Conversando cá com meu bolso, cheguei à conclusão de que a primeira hipótese é melhor, afinal sai mais barato o cara ficar e a CPMF sair. Se vamos pagar a defenestramento dele com nosso dinheiro - o chapéu é nosso e com ele estão a fazer cortesia - melhor QUE FIQUE!
Ou sou mais asno do que já me suponho?

13-09-2007

BLOGAGENS

Cara de pau!

31fdf72c5e556a9529969cb24e00bf56.jpg

Nosso Senado é cara de pau!
Mas não dá a cara a tapa.
Vota secretamente
para que o bobo que o elegeu
não saiba!

Que raiva,
Que reeeeeeeiva!
Que revolta!
Que o raio os parta!
O que nos resta
senão
rogar
praga!?

Aff!

Mais difícil
que achar agulha no palheiro
é achar político
que não seja amigo
de empreiteiro.

Meu grito de horror e de revolta
contra a absolvição
de Renan Calheiros.
Um coração
trespassado
em desespero
por um País
que escreve errado
por linhas tortas.

Desculpem, amigos,
mas deixei de ser
boba mansa,
pra me tornar
louca furiosa.

O duro fato é:
não podemos mais ficar
com esse vazio de é-
-tica
preso na goela!
E com esse gosto
de titica
entalado na garganta!

Para ver a foto ampliada, clique aqui:
http://www.flickr.com/photos/cassia_fernandes/1368746604/