18-03-2012
O presente

Nós que procuramos confusão
com nossos próprios dedos no teclado,
eu, daqui.
você, daí,
cada um no seu retângulo
ou no seu quadrado,
não vamos fugir ou lamentar,
porque no frigir
dos dias,
o circo já foi armado.
E mesmo que pegue fogo
- e o fogo está ateado -
a vida é sempre um risco
para o trapezista,
o equilibrista,
o atirador de facas,
o tecladista,
o domador de leões
e até para a adestradora de palavras.
Eu não renunciaria a isto,
ainda que possamos, a qualquer tempo,
chutar o pau da barraca
ou fugir com a mulher do palhaço.
A vida é sempre um salto
no mistério e no desconhecido,
com ou sem a certeza de aplausos
ou de um próximo espetáculo.
Vamos viver as delícias e vertigens do picadeiro.
Vamos viver o presente,
ainda que ele seja tão incerto
e tão somente
o verdadeiro
presente.
Para ouvir: Let it be, Beatles
http://www.youtube.com/watch?v=ajCYQL8ouqw
ou
All you need is love, Beatles
http://www.youtube.com/watch?v=ZXL08IoNKiE
08:59 | Permalink | Comentários (0) | Tags: "antologia de textos, músicas e pessoas"
14-03-2012
O interlocutor imaginário

Todo mundo tem um interlocutor imaginário,
com que trava batalhas
e longos banquetes de diálogos,
dirigindo peripatético,
nos dias úteis do calendário
a caminho de casa ou do trabalho.
Uma amiga,
um amigo,
um novo amor,
um caso antigo,
um ilustríssimo senhor desconhecido.
Eu mantenho diálogos constantes contigo,
de dentro da minha alegria, solidão ou agonia.
Uma espécie assim de bem nutrida
e não tratada
esquizofrenia.
Nos sinais vermelhos, te narro as agruras do dia.
Nos engarrafamentos,
falo das minhas nervuras.
Te mostro gravuras, sentimentos,
fotografias que tiro
com os flashs dos olhos e da mente.
Todos temos nosso lado assim
demente
nosso leitor imaginário,
a voz e o ouvido atento
para o qual escrevemos,
um conjunto de traços,
mais ou menos idealizados.
E nesses diálogos
não há espaços
para perguntas sem respostas
ou silêncios
ou mal entendidos.
O problema é que continuamos a sós
e recolhidos a nós,
e daqui a pouco,
terão os dias perdido
sua utilidade
e será novamente domingo.
Para ouvir: http://www.youtube.com/watch?v=EeNUsrw8qA8
23:13 | Permalink | Comentários (0) | Tags: "antologia de textos, músicas e pessoas"


